EXPECTATIVA E DESAFIOS DA BOVINOCULTURA DE CORTE EM BANDEIRANTE

A Secretaria de Agropecuária promoveu, em parceria com a Epagri local, o 2º Encontro de Bovinocultores de Corte, com o propósito de “fortalecer esta atividade de importância econômica e social para o município, ainda insipiente mas presente em muitas propriedades”, argumenta Claudinei Zimmermann, Secretário de Agropecuária.

Esta proposta de trabalho, valorizando a troca de saber e conciliando a Teoria x Prática, foi semeada quando da realização do Seminário de Solo e Água, sob tema Agropecuária de Baixo Carbono. E a adesão dos agricultores a esta nova proposta, foi motivada pela visita técnica realizada em maio até Serra Alta e Palmitos para conhecer propriedades sustentáveis na área de gado de corte, desmistificando versões equivocadas e alguns ataques injustificados em torno do tema.

Nesta quarta-feira (19/07), os pecuaristas reuniuram-se para troca de experiencia na propriedade da Família de Ariel e Fernanda Pizzi, na Linha Prata, onde foi abordado, pelo engenheiro agrônomo Jonas Marcelo Ramon/Epagriregional, diversos temas com destaque para Nutrição e seus resultados na pecuária de corte

Ao final, a avaliação dos agricultores foi positiva que o agendaram o próximo encontro para agosto onde será discutido Sanidade Animal e Genética (raças e cruzamentos).

“Pretendemos com estes encontros conseguir suprimir o máximo possível de dúvidas existente para que possamos implementar as melhorias necessárias para o bom aproveitamento das nossas propriedades, visando aumentar a rentabilidade”, diz Nestor Pedro Furlanetto, médico veterinário.