Bandeirante há 9 anos destaca a “Conservação do Solo e Água”

No dia 15 de abril, o município de Bandeirante/SC, empreendeu o 9º Encontro de “Conservação de Solo e Água: Patrimônio da Vida”, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e a Epagri municipal.

O encontro objetivou promover a conscientização sobre a importância da conservação dos recursos naturais, com foco na agricultura familiar. O evento foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Cesar Alexandre Bourscheid/RS, tendo como público os agricultores familiares do município.

A principal temática do dia foi a utilização de insumos biológicos no cultivo, e como podem contribuir para a redução de custos e promover a sustentabilidade na produção agrícola. O encontro propôs uma reflexão sobre a importância da conservação dos recursos naturais e do uso consciente dos insumos na agricultura familiar.

Cada encontro anual tem como objetivo dar continuidade às temáticas abordadas em eventos anteriores, prosseguindo na missão de promover a sustentabilidade na agricultura.

A expectativa dos organizadores é de que o evento contribua para o fortalecimento da agricultura familiar e para a construção de um futuro mais sustentável para agricultura familiar.

Na oportunidade foi apresentado o “Programa GPS Rural” para os presentes.

Em 2022, o município de Bandeirante enfrentou uma situação de emergência, após um desastre natural ocorrido em 19 de outubro, quando uma forte tempestade de granizo atingiu algumas comunidades do município, deixando-as em situação de risco. As dificuldades enfrentados, tanto pelas vítimas quanto pelos voluntários e pela Defesa Civil, no atendimento emergencial às famílias afetadas, motivaram a implantação do programa “GPS Rural”.

O GPS Rural consiste num sistema de localização global que utiliza satélites para fornecer coordenadas precisas sobre a localização de uma pessoa ou de um local específico.

Em 2022, durante o 7º Evento de “Conservação de Solo e Água”, o programa foi apresentado e implantado em Bandeirante com o objetivo inicial de facilitar o acesso às comunidades rurais, especificamente em cada propriedade.

Em 2023, o programa foi ofertado para aos órgãos de segurança pública, como: polícia, bombeiros e SAMU, visando facilitar os deslocamentos pela área rural de Bandeirante.

Em 2024, o “Programa GPS Rural” está disponibilizado aos agricultores, através de um código, ou seja, um número que facilita a localização de cada propriedade rural para que cada beneficiário possa usufruir dos benefícios que o GPS proporciona. Com o GPS Rural o município inovou “tecnologia com agricultura”, avançando na promoção do bem estar e segurança das comunidades rurais.