BANDEIRANTE REALIZOU CURSO DE APICULTURA

A Epagri de Bandeirante com apoio da prefeitura e da Anater realizou curso de apicultura para mais de 20 pessoas na propriedade de Selino Zimmermann na Linha Olavo Erig no município de Bandeirante no Extremooeste catarinense. Participaram da capacitação mais de 20 pessoas, entre famílias rurais e técnicos que desenvolvem a atividade apícola e as que adquiriram o kit apicultura.

O curso tratou sobre o manejo apícola e produção de mel de qualidade. O instrutor do curso foi o extensionista rural da Epagri regional Vilmar Milani. Pela parte da manhã ocorreram informações teóricas sobre manejo e produção de mel e pela tarde ocorreu a parte prática com vistoria de colmeias e manejo das abelhas.

O município de Bandeirante tem um grande potencial de produção de mel tanto com abelhas de ferrão e as abelhas nativas. Porém as famílias rurais ainda estão um pouco tímidas com relação a investimento maiores na atividade e na busca do aumento da produção.

Diante desta demanda é que a Epagri organizou este curso para capacitar as famílias com objetivo de melhorar o manejo, aumentar a produção de mel e ter na propriedade mais uma fonte de renda.

Conforme o apicultor e vereador Claudinei Zimmermann, “existem muitos apicultores no município, mas dispersos e precisamos nos unir para nos profissionalizar e organizar um grupo para adquirir os produtos necessários na atividade, bem como para comercialização do mel. Por isso que este curso foi muito bom e vai nos ajudar muito no manejo das colmeias”, finalizou.

Conforme o extensionista rural da Epagri de Bandeirante, José Clóvis Moreira, “Temos potencial de floradas no município, temos apicultores interessados e existe uma demanda por esta atividade. Então a Epagri tem mostrado nos últimos anos que são necessários e importantes dar esse suporte com capacitações, incentivo econômicos através do Kit apicultura, orientação técnica quando necessária e apoio na organização da cadeia produtiva”. Para 2019 pretende-se dar continuidade a esse trabalho de apoio aos apicultores com novos cursos, acompanhamento e o kit apicultura.

Mais informações: (49) 36260012 ou 49-991252689

José Clóvis Moreira – Extensionista Rural da Epagri de Bandeirante