Município Realiza Recolha de Lixo no Interior

Coleta de resíduos Sólidos no Meio Rural

O município de Bandeirante encerrou nesta semana a Campanha de Recolha de Resíduos Sólidos no meio rural. Preliminarmente, antes da coleta foram realizadas reuniões em todas as comunidades rurais, escolas e clubes de serviço para sensibilizar e motivar a população a aderir a campanha, uma vez que esta ação contribuiu com a limpeza das propriedade promovendo o bem estar das famílias.

Entre as reuniões e a recolha propriamente dita passaram-se 30 dias, tempo necessário ás famílias realizar a organização e limpeza das propriedades rurais, descartando os resíduos sólidos inaproveitáveis como: plástico, papel, alumínio e ferro.

Na fase de recolha seguiu-se o roteiro preestabelecido e amplamente divulgado. Ao longo deste roteiro havia pontos de entrega voluntária. Estes pontos foram planejados visando centralizar as distâncias entre as propriedades, favorecendo os que voluntariamente aderiram a campanha.

Nas propriedades rurais foram realizadas as tarefas de separação dos resíduos sólidos por tipo de material – papel, plástico, alumínio e ferro, o ensacamento do material separado em sacas de ráfiae a  identificação contendo o nome do proprietário. Todas as famílias que aderiram a Campanha cumpriram com a sua responsabilidade, acima descrita, facilitando assim o trabalho da equipe da recolha.

Outro objetivo alcançado nesta Campanha foi a inclusão social e geração de renda de 2 famílias Bandeirantense, que receberam o material em doação. Após recebido o material as famílias realizaram a triagem, enfardamento do mesmo, dando o destino ambientalmente correto do material.

Tendo em vista o sucesso da Campanha e a pedido das famílias rurais a Campanha será mantida para 2015, afirma o prefeito municipal Jose Carlos Berti.