O Encontrão dos Hipertensos

Conhecida como “pressão alta”, a hipertensão relaciona-se com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias faz com que o coração necessite bombear sangue com mais força para impulsioná-lo e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

Considera-se hipertensa a pessoa que, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg), em repouso, duramente mais de um mês.

Pensando nisso a Estratégia Saúde da Família em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, as Agentes Comunitárias de Saúde e o NASF elaboraram na manhã de quinta feira 4 de dezembro no salão católico de Bandeirante o Encontrão do Hipertenso como encerramento para os encontros que, durante o ano, são bimestrais em cada pólo (comunidade) do município.

Neste caso, os grupos de hipertensos de todas as comunidades foram convidadas a participar de um encontro no Salão Comunitário com informações, atividades e entrega da medicação.

O encontro contou com a presença de autoridades locais, bem como os hipertensos das comunidades e funcionários da saúde. Num primeiro momento o enfermeiro Luciano prestou uma homenagem aos envolvidos nos Polos de Hipertensos, seguindo com um discurso do Prefeito José Carlos Berti. O enfermeiro Luciano abordou o fato da hipertensão ser uma patologia silenciosa e que, sem os cuidados essenciais de alimentação, atividade física e medicação adequada, pode levar a morte. Após, Dra. Eliane apresentou um vídeo sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica, e encerrou explanando sobre os encontros nos Polos e a importância da participação da população nas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Encontro seguiu com a Equipe NASF divulgando suas atividades de promoção em saúde do mês de dezembro e um momento de alongamento muscular, e encerrando com entrega da medicação.

É importante lembrar que hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos, por isso, fique atento!