BANDEIRANTE REALIZOU 20º ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS DO CRÉDITO FUNDIÁRIO

O tradicional evento com as famílias de crédito fundiário de Bandeirante ocorreu no dia 17 de agosto na comunidade da Linha Prata. Contou com a presença bom número de famílias, lideranças locais e regionais.
O 20º Encontro Municipal das Famílias do Crédito Fundiário foi organizado pela Epagri, Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Sicoob, Banco do Brasil e apoio do Senar.
O programa de crédito fundiário existe a muitos anos e tem o objetivo de financiar propriedades rurais para aquelas famílias que não possuem terra, mas que se enquadram no programa. No início se chamava Banco da Terra e depois passou a ser chamado de Programa nacional de crédito fundiário e depois Terra Brasil. Tem também o programa estadual chamado Fundo de Terras.
Em Bandeirante no extremo oeste catarinense, muitas famílias já foram beneficiadas pelo programa e desta forma construíram seu futura cultivando e produzindo nestas propriedades. Atualmente o munícipio conta com aproximadamente 30 famílias.
O objetivo do encontro com as famílias do crédito fundiário é trocar experiências, busca de novos conhecimentos, capacitação técnica e social, manter o grupo unido e tirar dúvidas do programa.
Neste ano tivemos uma programação especial para comemorar os 20 anos de realização deste evento do crédito fundiário. Pela manhã ocorreu uma recepção com café e em seguida a abertura do evento foi através do pronunciamento das entidades e a abertura oficial pelo prefeito de bandeirante SC, Celso Biegelmeier.
A programação continuou com uma palestra sobre Comunicação Eficaz – como superar dificuldades com o palestrante e especialista em gestão de pessoas Erno Menzel. Ao meio dia almoço comemorativo e a tarde os participantes do evento visitaram a propriedade da família de Vilmar e Maria Seibert. A propriedade está se reengenhando e passou a produzir morango no lugar do fumo e busca outras alternativas como melancia e pepino. Além de conhecer várias estufas de morando e cisterna construída com recursos do governo do estado, também puderam ver um sistema de conservação de solo, através da implantação de Mix de cobertura com aveia, nabo e centeio.
Todos saíram muito felizes e motivados com a programação e com a possibilidade de produzir de forma sustentável e diferenciada como é a produção de morango que tem mercado forte e boa lucratividade. Para 2024 será reeditado o encontro com outras atrações. A família está em processo de sucessão familiar e isso é fundamental para continuidade das atividades produtivas.
José Clóvis Moreira – Extensionista rural da Epagri de Bandeirante – SC