AGRICULTORES DE BANDEIRANTE APRIMORAM CONHECIMENTOSEM PECUÁRIA DE BAIXO CARBONO

Bandeirante está empenhada em fortificar a atividade de bovinocultura de corte que ainda é muito incipiente no município. Para isso, a Secretaria de Agricultura em parceria com a Epagri, planejou uma atividade – viagem técnica –  para sensibilizar agricultores a investir nesta atividade que está ganhando mercado em nossa região.

A viagem técnica realizada no dia 18 de maio a Serra Alta e Palmitos com agricultores do município que participaram em dezembro de 2022 do Seminário de Conservação de  Solo e Água com foco em Bovinocultura de Baixo Carbono, é mais um ação sensibilizadora e motivadora para a mudança de algumas práticas agropecuárias.

Na parte da manhã o grupo se deslocou a Serra Alta visitando a Família de Rene Magrin  com atividades consolidadas  no Sistema Silvipastoril, integrando eucalipto e noz pecã, reprodução e produção de terneiros. Na oportunidade muitas orientações e conhecimentos foram repassados pela família anfitriã e pelo Engenheiro Agrônomo Jonas Marcelo Ramon/Epagri quanto à implantação dos sistemas adotados pela família na propriedade que geram renda e conforto animal e acima de tudo, bem estar da família.

O segundo momento foi na parte da tarde em  Palmitos  para conhecer outra experiência exitosa na Propriedade de Alceu Zemiani, com foco em Pecuária de corte e recria – engorda rápida. Os participantes novamente obtiveram muitas informações da família e de Jonas/Técnico da Epagri sobre o sistema adotado que flui  em resultados positivos e que agradam os proprietários.

“O objetivo dessa viagem é proporcionar aos agricultores, que já investem na área ou para aqueles que pretendem mudar de atividade, conhecer experiências exitosas e consolidadas nesta atividade e também refletir sobre o uso do Solo e  Água, integrando com atividades já  desenvolvidas nas propriedades, sempre buscando sensibilizar para uma agricultura mais sustentável” frisa Claudemir Zimmermann – Secretário de Agricultura de Bandeirante.