Bandeirante: PEQUENAS AÇÕES, GRANDES RESULTADOS!

 

A água é um dos recursos naturais que os seres humanos necessitam para sobreviver e, é finito e insubstituível. Em Bandeirante, assim como em outras cidades, o abastecimento está cada vez mais escasso e precário.

 

Resíduos sólidos dispostos inadequadamente são as maiores fontes de poluição das águas. O projeto Ecobarreira se insere, perfeitamente neste contexto, na medida em que serve para contenção dos materiais sólidos persistentes que podem flutuar ou permanecer em suspensão na água. Com objetivo de contribuir na preservação da qualidade da água do “Arroio Bandeirante,” que esta semana, foi  estrategicamente escolhido,  um local a montante da entrada de água do Arroio para o reservatório da Casan, e instalada transversalmente na calha do arroio a EcoBarreira, contribuindo efetivamente para o recolhimento dos materiais flutuante que serão encaminhado para reciclagem.  Está é uma solução simples, barata e eficiente que consiste numa estrutura flutuante montada a partir de materiais reciclados, como bombonas plásticas, redes e cordas,  e com certeza   contribuirá na preservação do Arroio Bandeirante, que abastece o meio urbano. O projeto visa ainda, atividades de cunho ambiental pois conscientiza a população repensar e mudar hábitos, bem como, o empenho do poder público em ações eficazes.

 

A iniciativa surgiu no âmbito do Conselho Municipal de Meio Ambiente e contou com os parceiros: Projeto “Amigos do Arroio Bandeirante”, Epagri Bandeirante e Casan Bandeirante.