PODANDO AS PLANTAS DO POMAR

Como bem lembrou a Dona Alzira, que “todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta, e todo o ramo que dá fruto ele o poda, para que produza mais” (João 15:1-2). É que a Secretaria de Agricultura de Bandeirante junto com a Epagri realizou no dia 25 de junho as Oficinas “Podando as Plantas do Pomar”, com a finalidade de orientar as famílias a dar formato à planta e estimular a produção no próprio quintal.

 

Agradecemos a colaboração do Extensionista Rural Vilmar Milani/Cetresmo, especialista em Fruticultura, por ter conduzido muito bem a oficina, onde os participantes puderam “Aprender a Podar Podando” diversas espécies de frutíferas.

 

O fato inovador das oficinas este ano foi a inclusão das famílias urbanas, já que a grande maioria das residências possui um “quintalzinho” no fundo da casa, que pode ser melhor aproveitado para uma alimentação saudável. Dessa forma, a disponibilidade de frutas produzidas no próprio pomar motiva o hábito de consumi-las regularmente, contribuindo para a saúde.

 

Considerando a época mais favorável de implantar mudas frutíferas que o programa segue desafiando as pessoas para “Vamos fazer um Pomar? ” Para isso, os interessados poderão procurar orientação técnica, na Secretaria de Agricultura e Epagri, para aquisição de mudas, escolha espécies, implantação e o manejo do pomar para conquistar o resultado almejado, ou seja, que as pessoas consumam mais frutas.