EPAGRI DE BANDEIRANTE REALIZOU DIA DE CAMPO DE LEITE

A Epagri de Bandeirante com apoio da prefeitura, da Anater e outras entidades realizou mais de 10 eventos grupais grandes com participação de mais de 500 pessoas no ano de 2018. E no dia 20 de novembro de 2018 organizou o último grande evento, Dia de Campo sobre produção de leite a base de pasto perene. O evento aconteceu na comunidade da Prata no município de Bandeirante no Extremooeste catarinense. Participaram mais de 30 pessoas entre agricultores familiares e técnicos.

O objetivo do evento foi capacitar às famílias rurais produtoras de leite em fertilidade do solo, sanidade preventiva de bovinos, manejo de pastagens e alimentos para autoconsumo. Além da troca de experiência entre as pessoas. Divulgação da campanha contra o câncer de pele.

O Dia de Campo foi dividido em dois momentos. O primeiro pela manhã no clube/igreja da comunidade com duas palestras técnicas. Sendo a primeira proferida pelo agrônomo e professor do IFSC de São Miguel do Oeste, Alcione Miotto, sobre fertilidade do solo e os efeitos na produção de pasto. A segunda sobre sanidade preventiva de bovinos leiteiros como veterinário e extensionista rural da Epagri Jaime Alcir Vieira Prestes.

Já pela parte da tarde ocorreram atividades práticas com a visita a URT (Unidade de Referência Técnica) de leite a pasto perene da família de Alceu e Cleni Senger. As pessoas foram divididas em três grupos: o primeiro sobre alimentação de autoconsumo com Francisca Freiberger. O segundo sobre manejo animal e criação de terneiras com Jaime Prestes e o terceiro sobre Manejo de pastagens perenes e fertilidade do solo com o José Clóvis Moreira e com apoio de Célio Air Mikulski. Todos extensionistas rurais e sociais da Epagri.

Na avaliação dos participantes o evento superou as expectativas em conhecimento, informação, riqueza de detalhes práticos, comprovação de resultados na produção de leite a base de pasto perene e de organização. Destacaram ainda que o município evoluiu na atividade leiteira, existe mais profissionalismo das famílias, mais controle e gestão da atividade e melhoria da atuação de ATER.

O comprometimento da família Senger em conduzir a URT é algo impressionante, pois conforme o Alceu e a Cleni relataram, “os resultados são vistos e está ai para quem quer ver. Onde antes tinha só pedra e grama feia hoje temos pasto a vontade e vida. No inicio não acreditava que esse sistema iria dar certo, mas hoje estamos convencidos e recomendamos a todos”. A felicidade é ainda maior pois nosso filho voltou de São Paulo para nos ajudar.

Concluindo, destacamos como extensionistas locais que este evento teve uma peculiaridade, pois muitos jovens e mulheres participaram do dia de campo. Isso mostra o interesse e o comprometimento da família como um todo na produção de leite e na busca do conhecimento. Emociona-nos em ver o reconhecimento e a vontade de investir mais na atividade leiteira no sistema PRV (Pastoreio racional Voisin) que preconiza os três pilares da sustentabilidade: Social, ambiental e econômico.

Mais informações: (49) 36260012 ou 49-991252689 – José Clóvis Moreira – Extensionista Rural da Epagri e Francisca Freiberger – Extensionista Social da Epagri de Bandeirante