EPAGRI lança Campanha Use Chapéu e tenha mais saúde

BANDEIRANTE LANÇA A CAMPANHA USE CHAPÉU E TENHA MAIS SAÚDE E DIA DE CAMPO DE LEITE

O lançamento oficial da 12° edição da Campanha Use Chapéu e Tenha Mais Saúde e também o Dia de Campo de leite a base de pasto perene em Bandeirante, aconteceu na quinta-feira, 23 de novembro. O ato ocorreu na propriedade de Adoir, Adélia e Andressa Grazziola, linha Getúlio Vargas e contou com a presença de mais de 50 pessoas.

A organização foi da Epagri, prefeitura com apoio do Sicoob, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rede Peperi e farmácias da região.

Inicialmente foi realizada uma palestra sobre como melhorar a postura corporal no ambiente de trabalho com a fisioterapeuta, Ana Paula kojoroski, do Hospital Regional. Em seguida o prefeito Celso Biegelmeier coma presença das entidades envolvidas lançou a campanha.

Foram distribuídos chapéus personalizados da campanha, protetor solar, cartazes e folders com informações da campanha que é tradicional e que hoje abrange outras regiões e estados.

Após esse ato os participantes de todas as comunidades participaram do Dia de Campo de Leite à base de pasto perene. Eles visitaram a propriedade que foi dividida em três estações. A primeira foi sobre o autoabastecimento e jardinagem com a monitora Francisca Freiberger, extensionista social da Epagri Local. A segunda sobre manejo e nutrição animal, criação de terneiras e novilhas com o veterinário e extensionista rural da Epagri regional Jaime Prestes.

Já a terceira estação tratou sobre alimentação animal, água, sombra e fertilidade do solo com os extensionistas rurais da Epagri regional Valmir Kretschmer e Clístenes Antônio Guadagnin. No final da caminhada o extensionista rural da Epagri de Bandeirante José Clóvis Moreira e a família apresentaram os dados da URT de leite e a gestão da propriedade.

Além das famílias do município de Bandeirante e municípios vizinhos, também teve a participação de técnicos de empresas públicas e privadas, secretários municipais, vereadores, gerente de agricultura da ADR de São Miguel do Oeste, imprensa regional e estadual, agentes da secretaria da saúde, Nasf e o prefeito.

O evento foi coroado de êxito, pois a campanha chega ao seu 12º ano com sucesso de público e abrangência. Seu principal objetivo é sensibilizar as pessoas para se prevenir contra o câncer de pele. Após o lançamento será dado continuidade com visitas as escolas, reuniões, eventos, distribuição de cartazes, faixas e na mídia falada e escrita.

Já o dia de campo de leite a base de pasto perene atingiu todos os objetivos, pois as pessoas percorreram as estações no sol escaldante e permaneceram no local até o final da tarde animadas e surpresas com os resultados obtidos na URT (unidade de referencia tecnológica) implantada a três anos. Muitos levaram mudas de grama e capim kurumi para implantar em suas propriedades.

O sucesso do evento só foi possível, pois as parcerias estabelecidas estão sólidas e eficazes. Quero destacar aqui o empenho da prefeitura na melhoria da propriedade como proteção de fonte, abertura de valas para colocação de água nos piquetes, limpeza e cascalhamento ao redor das instalações e casa, bem como as barracas . Agradecemos ao Sicoob com a doação dos chapéus, palestrante, barraca e som, bem como os sindicatos que colaboraram financeiramente, a Cooper alfa com chapéus, Cooper Oeste com lanches e as farmácias São Miguel, Astral e Vital com protetor de sol e apoio financeiro.

Além das parcerias citadas, enaltecemos a família Grazziola que cedeu a propriedade para a realização do evento e vem se dedicando desde a implantação da URT. Nos últimos meses tem redobrado os esforções até altas horas para deixar tudo bem organizado e aconchegante aos visitantes. Estamos muito felizes e com a certeza que os frutos estão sendo colhidos por todos.

Mais informações: (49) 36260012 ou 49-991252689

José Clóvis Moreira – Extensionista Rural da Epagri de Bandeirante