SECRETARIA DE SAÚDE E EPAGRI DE BANDEIRANTE REALIZARAM O EVENTO: NOVEMBRO AZUL e LANÇAMENTO DA 17ª EDIÇÃO DA CAMPANHA “USE CHAPÉU E TENHA MAIS SAÚDE”

No dia 27 de novembro de 2023, ocorreu no município de Bandeirante, o evento alusivo aos cuidados à saúde do homem, Campanha Novembro Azul, 2023 e o Lançamento da 17° da Campanha “Use chapéu e tenha mais saúde”.

O evento ocorreu no centro de múltiplo uso e teve um público aproximado de 250 pessoas, a maioria população masculina por ter como foco a saúde do homem. Os participantes prestigiaram duas palestras “Cuidados e prevenções sobre o câncer de próstata” ministrada pelo Enfermeiro Luciano Fiorentin, e “cuidados e prevenção do câncer de pele” proferida pelo Jorge Luis Mayo Fonseca, médico da Secretaria de Saúde de Bandeirante – SC.
Na sequência ocorreu o lançamento da 17ª edição da campanha “Use Chapéu e Tenha Mais Saúde”. A campanha do chapéu permanece durante todo o verão, e com isso foi apresentado o cartaz representativo, o slogan e o spot, que ficará circulando nas diversas mídias sociais, escolas, comércio e espaços públicos municipais.

No ato de lançamento da 17ª edição campanha “Use Chapéu e Tenha Mais Saúde”, alguns representantes das entidades que apoiam a campanha, tiveram a oportunidade de se pronunciar, manifestando o apoio à importância do cuidado preventivo para câncer de pele e de próstata.
À noite, além de informativa foi festiva. Teve distribuição de brindes na chegada, sorteado brindes durante o evento e foi servido um lanche aos participantes.
Fica como mensagem principal nesse evento, a necessidade do cuidado preventivo. Se por um lado o “Novembro Azul” é o mês dedicado a prevenção do segundo câncer que frequente na população masculina o câncer de próstata, por outro, a “campanha do chapéu” sensibiliza as pessoas à usarem chapéu durante o verão, período mais intenso do sol no ano. Exposição excessiva ao sol é o principal responsável pelos canceres de pele. Câncer de pele é o mais frequente entre os homens.

Prestigiando nosso evento, estiveram o prefeito municipal de Bandeirante, Celso Biegelmeier, o gerente regional da Epagri Sidinei Egon Simon, a gerente do Sicoob Juciane Zanata, o secretário de saúde, Eduardo Oliboni, o secretário de administração, Éder Marcon e o secretário de agricultura, Claudinei Zimmermann. Ambos expressaram elogios aos organizadores pelo sucesso do evento, e reforçaram a importância do homem se cuidar.
A Secretaria de Saúde, em nome do secretário Eduardo Oliboni, agradece a equipe que estiveram à frente da organização, Luciano Fiorentin, Daiana Cristina Wikert, Kassiano Albarelo, Rubian Lucion e José Clóvis Moreira, os mais de 15 servidores da saúde e a extensionista da da Epagri Bandeirante, Francisca Freiberger que se esforçaram durante todo o mês, para garantir que o dia 27 de novembro fosse o sucesso que foi. Agradecimento à secretaria da cultura pela cedência do espaço, ao Jucie Antonio Kraiczk, DJ da noite. Agradecer a secretaria de agricultura pela ajuda na divulgação e no lanche.

Agradecemos a parceria da Epagri Bandeirante e o envolvimento para juntar os dois eventos “Novembro Azul e lançamento da 17ª campanha do Chapéu” em prol da saúde do homem e no fornecimento de parte do lanche. Agradecer pelo forte apoio do Sicoob, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Rede Peperi, TVGC, Cooperoeste, Escolas, Farmácia Vital e Paróquia São Miguel Arcanjo, pelo apoio à 17ª edição campanha “Use Chapéu e Tenha Mais Saúde”. E todo o comércio de Bandeirante que doou brindes que foram sorteados aos participantes.
“Homem que se ama, se cuida!” e “Não importa a profissão! Cuidar-se é a melhor opção.”