SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA DE BANDEIRANTE ADQUIRE UM ROLO-FACA

A Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Bandeirante adquiriu um novo equipamento para compor a Frota de Máquinas, o Rolo-Faca, para que os agricultores possam fazer melhorias no seu sistema produtivo.

 

Este equipamento é utilizado para fazer o manejo de cobertura de plantas de inverno e verão e foi muito utilizado pelos agricultores nos anos 80/90. Seu desuso foi devido a facilidade proporcionada pela dessecação química, associada ou não ao manejo mecânico.

 

Seu princípio de funcionamento consiste no acamamento vegetal sobre o solo, ou seja, ele comprime as plantas contra a superfície do solo, esmagando os talos das plantas e interrompendo o fluxo de seiva, matando-a.

 

Este vegetal acamado forma um “mulching” sobre a superfície do solo promovendo a redução do escoamento superficial da água da chuva e do processo de erosão, favorecendo a disponibilidade de água no solo, além de reduzir a infestação de plantas indiciadoras (plantas daninhas).

 

Pensando na sustentabilidade este método está sendo resgatado pelo município a partir de estudos que comprovam: se a intervenção acontecer no momento correto, que geralmente coincide com a fase de florescimento para maioria das espécies, sua eficácia se equivale a mortandade das plantas com o uso da dessecação química (agrotóxicos). Além de outras melhorias no ambiente.

 

O equipamento Rolo Faca foi testado na Fazenda Riqueza, deste município, e comprovou que pode ser substituído com sucesso pelo método que atualmente utilizavam, dessecação química.