Bandeirante Participará do Dia do Desafio – 2014

O Dia do Desafio foi criado no Canadá é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Realizado sempre na última quarta-feira de maio nesse ano acontecerá no dia 28/05, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física, essas poderão ser realizadas das 00h00 às 21h00. Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o número oficial de habitantes do município.

A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

No continente americano este evento é coordenado pelo SESC São Paulo e realizado pelas Prefeituras, por meio de ações comunitárias, que contam com o apoio de instituições locais e/ou regionais. Essas parcerias são fundamentais para o sucesso deste importante movimento de Esporte para todos e reafirmam o caráter educacional da proposta em todos os países participantes.

Atividades

A população pode participar individualmente ou em grupo, independente da idade ou da condição física. Qualquer atividade física é válida!

–  Caminhada

–  Ginástica e ou atividades recreativas (em casa, na empresa, na escola, em clubes, academias, indústrias, praças publicas, postos de saúde, hospitais, grupos de idosos)

–  Jogos e gincanas para crianças e adolescentes

–  Sessões de alongamento, relaxamento, yoga

–  Artes Marciais

–  Dança e baile

–  Passeio de bicicleta

–  Natação, hidroginástica, esportes aquáticos.

–  Jogos coletivos: futebol, vôlei, basquete, handebol e outros.

– Jogos individuais

– Abraço Simbólico em local publico Ex. Igreja, Escola.

O maior prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

A adesão ao Dia do Desafio demonstra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável, pois através desse movimento, indivíduos, grupos, instituições privadas e públicas estabelecem objetivos comuns, que servirão para enriquecer e desenvolver os valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo está a frente da organização do evento em nosso município. Durante todo o dia acontecerão atividades nas escolas, empresas, órgãos públicos. Toda a população está convidada a participar deste evento, às 09h30minh em frente à Escola de Educação Básica Hélio Wasum.