Bandeirante Realiza Curso de Bovinocultura de Leite

Com o objetivo de capacitar as famílias rurais de Bandeirante que trabalham na atividade de bovinocultura de leite, foi realizado no dia 16 de maio na Linha Prata um curso de bovinocultura de leite sobre vários temas para melhorar a produção de leite.

O curso ocorreu na propriedade da família de Alceu e Cleni Senger, onde foi instalada uma URT (Unidade de Referência Técnica) no sistema PRV (Pastoreio Racional Voisin) que preconiza a produção de leite a base de pasto perene.

Os assuntos tratados no curso foram sobre melhoramento de pastagem perene, através da sobressemeadura com culturas de inverno como: trevos branco e vermelho, cornichão, aveia e azevém. Outro tema abordado foi a construção de cercas elétricas e a instalação de um pararaio para cercas elétrica.

Todos os temas abordados foram de forma bem prática e com o envolvimento dos participantes do curso. Participaram como monitores destes temas os extensionistas da Epagri local José Clóvis Moreira e Francisca Freiberger, da Epagri local de São Miguel do Oeste Valmir Kretschmer e o extensionista da Epagri regional Jaime Prestes. Também foram orientadores do curso os técnicos da prefeitura de Bandeirante Paula Stringhini e Marcos Grizon.

O curso foi organizado pela Epagri local de Bandeirante com apoio da secretaria municipal de agricultura e com recursos do Programa SC Rural. Participaram do evento 20 agricultores familiares entre jovens, mulheres e homens.

Os objetivos do curso foram totalmente alcançados, pois os participantes se envolveram, através da prática, com perguntas para tirar dúvida e pela vontade de aprender algo a mais para produzir leite de forma sustentável e de baixo custo.

Além da sobressemeadura com culturas de inverno, o que chamou a atenção dos participantes foi a instalação de um para raios para cerca elétrica e uso adequado do tamanho do arame e construção das mesmas. Temos que ter segurança com o uso das cercas elétricas e o para raios dá mais segurança e tranquilidade aos usuários.

Seguindo o cronograma de capacitações na atividade e leite e na organização das famílias rurais, estão sendo planejados mais oficinas, excursões, encontros e dia de campo para este ano. Com esses eventos e mais as visitas técnicas vamos melhorar o sistema de produção de leite e melhorar a renda das famílias rurais. No final do evento foram distribuídas mudas de pastagens.