PÁSCOA NO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

A Páscoa é um período de renovação. Para os adultos a crença ou a espiritualidade de cada pessoa torna esta data especial.  Já para as crianças a expectativa mais comum é a chegada do coelhinho da páscoa que traz consigo os ovos de chocolate, e doces.

 

Desde o início deste mês de abril, as crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV de Bandeirante/SC , estão vivenciando a páscoa, relembrando significados, falando sobre o entendimento religioso, social e comercial deste dia tão especial, relatando tradições, orações e encontros entre familiares. As atividades práticas, foram concentradas na confecção da própria cesta de páscoa, cartuchinhos de cricri e para fechar com chave de ouro, por meio da parceria entre CRAS e EPAGRI – através do trabalho desenvolvido pela extencionista Francisca Freiberger -, as crianças e adolescentes puderam confeccionar o próprio ovo de chocolate e bombons. Na confecção do ovo, as crianças aprenderam cuidados com a higiene pessoal, no local e utensílios que seriam utilizados bem como na manipulação de alimentos, com os adolescentes foi trabalhado também a economia gerada na confecção do próprio chocolate, aprendendo formas alternativas de deixar a data muito doce com uma qualidade melhor e um custo menor, sem contar, que confeccionar o próprio ovo de páscoa, promove a interação familiar fazendo de uma atividade simples uma forma de fortalecimento dos vínculos familiares.

 

“ Trabalhar com chocolates encanta tanto à adultos quanto às crianças, é espetacular ver no rosto das crianças e adolescentes a curiosidade e a satisfação de ver o resultado do próprio trabalho, mais do que entregar um doce de páscoa, esta atividade que ocorreu durante todo o mês de abril trabalha inúmeros aspectos para a vida, tais como: organização, paciência, doação, esforço, dedicação, responsabilidade, partilha, cuidado, economia, higiene, culinária, dentre tantos outros não mensurados aqui. É simplesmente maravilhoso. Agradeço imensamente à equipe do CRAS, do SCFV, da Francisca e da Secretária de Assistência Social Veranice que também nos auxiliou, pois juntos conseguimos que 60 crianças e adolescentes pudessem desenvolver esta atividade com êxito.” Carla Cristina Dalmoro – Coordenadora do CRAS

 

Também nesta semana o CRAS em parceria com a EPAGRI – através do trabalho desenvolvido pela extencionista Francisca – uniu os dois grupos de mulheres  – Centro e Prata – que frequentam mensalmente às atividades do PAIF no CRAS, para a confecção dos ovos de páscoa trufados, tal atividade visou prepará-las para produzir o próprio doce, como uma forma de economia doméstica. Antes da atividade foram explicados os custos de cada item a ser utilizado na confecção e como gerar economia produzindo o próprio ovo de chocolate. Um ovo de chocolate de 500gr recheado/trufado custa em média R$ 80,00 a unidade, e este confeccionado por elas com aproximadamente 600gr teve um custo aproximado de R$ 18,00 a unidade. Segundo Vilza Aparecida dos Reis – Psicóloga do CRAS “Esta atividade foi muito significativa, pois proporcionou às participantes relembrar e reviver as experiências e momentos em família vividos na infância, sendo perceptível o encanto e a alegria das mesmas na confecção dos ovos. Isto para a equipe é gratificante, por ver os objetivos do nosso trabalho serem alcançados através do esforço conjunto do grupo”.