DIA 25 DE NOVEMBRO – DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. As três combatiam fortemente aquela ditadura e pagaram com a própria vida. Seus corpos foram encontrados no fundo de um precipício, estrangulados, com os ossos quebrados. As mortes repercutiram, causando grande comoção no país. Pouco tempo depois, o ditador foi assassinado.

Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”.

No Brasil, 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal (Centro de Atendimento à Mulher). Em média, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada em nosso país. (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

Num ranking mundial que analisou a desigualdade de salários em 142 países, o Brasil ficou na posição 124 (Fórum Econômico Mundial).  As brasileiras ganham, em média, 76% da renda dos homens (IBGE). Apenas 5% de cargos de chefia e CEO de empresas são ocupados por mulheres (OIT).

Em todo o mundo, 52% das mulheres economicamente ativas já sofreram assédio sexual no ambiente de trabalho (OIT).

70% de todas as mulheres do planeta já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência em, pelo menos, um momento de suas vidas — independente de nacionalidade, cultura, religião ou condição social (ONU).

A causa do dia 25 de novembro não é apenas a da mulher mutilada, nem da que ganha menos para exercer o mesmo cargo. Não é apenas a da mulher que sofre humilhação velada por se decretar livre em um país que se diz civilizado, nem a da negra, que muitas vezes suporta a dupla rejeição, tanto por seu sexo quanto por sua cor.

Essa causa é humanitária. É minha e sua, das crianças e idosos, dos ricos e pobres, dos brancos, pretos e coloridos.

Fonte: https://www.revistabula.com/5521-25-de-novembro-dia-internacional-da-nao-violencia-contra-a-mulher/. Acessado em 23/11/2018. 11h e 50min.

Desta forma, nos dias 27 e 28/11/2018, a Secretaria de Assistência Social, em conjunto com o CRAS, realizaram uma atividade alusiva à esta data, em duas tardes, onde todas as mulheres do município foram convidadas a participar de uma sessão de cinema, na Câmara de Vereadores de Bandeirante, cujo tema do evento fora o filme TERRA FRIA, que prendeu a atenção , angustiou, emocionou e alertou às mulheres sobre as mais variadas vivências de violências e formas de enfrentamento.

O Prefeito Municipal Sr. Celso Biegelmaier, realizou e abertura oficial do evento, a Assistente Social Jiana Monsena falou sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher e onde buscar ajuda, também fora informado o canal de Disque Denúncia 180. Ao total participaram do evento cerca de 100 mulheres.