Secretaria de Educação e Saúde realizam palestra sobre Postura no Trabalho

Aconteceu no dia 19 de julho uma ação em saúde, fruto da parceria da Secretaria de Saúde e Saneamento juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Bandeirante. A palestra que tratou da Postura no Trabalho, destinada aos auxiliares de serviços gerais das Escolas municipais, Centro de Educação Infantil e demais setores como o da Assistência Social e Saúde, visando a valorização do profissional.

No evento, a Fisioterapeuta Manuela Lazaretti Pereira, juntamente com a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), desenvolveu uma atividade com ênfase na Saúde Postural desses trabalhadores, tendo em vista o grande índice de queixas de dores em coluna e articulações, relacionadas ao trabalho.

Dessa forma foram abordadas questões como a percepção e respeito a dor, já que é um dos sintomas que mais afetam pessoas na atualidade, de forma subjetiva e pessoal, associada ou não a danos reais ou potencias aos tecidos. Ainda foram determinados os fatores potenciais para lesões relacionadas ao trabalho com peso e movimentos repetitivos.

O público ainda foi orientado aos cuidados para uma boa postura no trabalho, recomendadas alterações possíveis para melhorar a ergonomia do local, buscando melhor funcionalidade do trabalhador no ambiente. O uso adequado dos equipamentos também foi tema tratado.

A atividade encerrou com atividades de alongamento e fortalecimento muscular, sendo os mesmos orientados para serem realizados também no ambiente de trabalho.