IV SEMINÁRIO DE SOLOS

EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DE CONSERVAÇAO DOS SOLOS (15 DE ABRIL) O MUNICIPIO DE BANDEIRANTE,  EM PARCERIA COM A SOUZA CRUZ E EPAGRI LOCAL REALIZA O IV SEMINÁRIO DE SOLOS COM O TEMA: SOLO, VIDA DE PROSPERIDADE.

O evento realizado dia 27/04, contou com a presença de agricultores familiares, técnicos, acadêmicos do curso Agronomia/IFSC e extensionistas rurais, com o propósito de resgatar a reflexão do tema Conservação do Solo, com enfoque sobre a necessidade de se utilizar adequadamente este patrimônio natural e a importância de mantê-lo saudável, viabilizando a manutenção e a melhoria da capacidade produtiva, sem causar forte impacto no equilíbrio ambiental.

Durante o evento foi apresentado pelo Profo.  Andre Sordi/ UNOESC Maravilha o panorama mundial, nacional e regional da Conservação de solo, e seus reflexos sobre a renda, sucessão familiar, continuidade do negócio e sustentabilidade da Agricultura Familiar. E pelo Pesquisador Leandro do Prado Wildner /CEPAF, sobre os  Sistemas Conservacionistas de Solo e Água.

Os desafios são grandes para conservar o solo, mas algumas mudanças são necessárias e possíveis, pois já existem alternativas  para que a terra seja utilizada para produzir com equilíbrio ambiental.

E começa, a partir do seminário, a inclusão na agenda técnica local para este ano, atividades práticas de Conservação do Solo em propriedades rurais.