Serviços de Psiquiatria

Psiquiatria é a especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Exige apresentação de documentos
Está amparado por Lei

Como solicitar?
Presencialmente


Secretaria Municipal de Saúde


Horários de atendimento: Horários de atendimento: 07:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00 horas.
Avenida Santo Antônio, 1115, Centro
89905-000

Passo a Passo

1

- Dirigir-se até a Unidade Básica de Saúde e realizar o primeiro atendimento com um profissional da atenção básica do Município que fará o encaminhamento.

Legislação relacionada
Norma Municipal: Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

Informações Adicionais
Informações gerais
- Sempre que possível, o primeiro atendimento no SUS deve ser em um dos serviços da atenção básica do município vinculados ao Programa de Saúde da Família. - Lembre-se de cuidar da sua saúde não apenas quando estiver doente. Prevenir doenças e realizar consultas e exames de rotina ajuda a você não ficar doente ou identificar problemas de saúde quando estão apenas começando. - Para os casos de pronto atendimento que não necessitam de internação ou agendamento, está disponível a Unidade Básica de Saúde (UBS). -Já em situações de urgência vá a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Estas unidades funcionam de segunda à sábado 24 horas. - Quando necessário você será encaminhado pelo médico a outro estabelecimento que possuem equipamentos para diagnóstico, serviços de internação e intervenções mais especificas. Se for necessário realizar sua internação, você será encaminhado a um hospital. Se for preciso realizar apenas consultas e exames, você será encaminhado a um ambulatório de especialidades ou a um centro de diagnóstico através do sistema SISREG. Quando seu tratamento for concluído em ambulatórios de especialidades ou hospitais, você deverá continuar cuidando de sua saúde na Unidade Básica de Saúde.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
Cartão SUSOriginal1

Legislação relacionada
  • Lei Ordinária 1.275/2018

    Reestrutura o Conselho Municipal de Saúde do Município de Bandeirante, Estado de Santa Catarina, e contém outras providências.

  • Decreto Executivo 030/2019

    Altera o Decreto Municipal nº 045, de 25 de setembro de 2018 que dispõe sobre a nomeação dos membros do Conselho Municipal de Saúde, do Município de Bandeirante, Estado de Santa Catarina, e dá outras providências.


Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria Municipal de Saúde -

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos