MUNICÍPIO DE BANDEIRANTE DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO A ESTIAGEM

No dia 30/12/2021 o Prefeito Municipal de Bandeirante através do Decreto nº 085/2021 decretou situação de emergência nas áreas do Município de Bandeirante, Estado de Santa Catarina, contidas no Formulário de Informações do Desastre – FIDE e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre classificado e codificado como COBRADE: Estiagem – 1.4.1.1.0.

A Defesa Civil do Município fez levantamento sendo identificado que houve danos humanos no qual o desastre atingiu diretamente o abastecimento de água em sistemas individuais e coletivos no meio rural para o consumo humano de 155 famílias/620 pessoas e para dessedentação animal atingiu 45 propriedades rurais;

Danos materiais na rede coletiva, desabastecendo de água potável o sistema utilizado para o auto abastecimento de 38 famílias e para captação pelos caminhões pipa (adaptado);

Danos ambientais que atingiram aproximadamente 40,51% da população do meio rural, no qual a escassez/ausência de chuvas por um longo período, a ocorrência de altas temperaturas, a elevada demanda, o rebaixamento e exaustão dos rios e açudes, comprometeram significativamente a recarga dos mananciais e cisternas, ocasionando o desabastecimento de água para consumo humano e animal do meio rural.