APICULTORES DE BANDEIRANTE RECEBERAM 10 KITS APICULTURA

O Escritório Municipal da Epagri com apoio da Prefeitura de Bandeirante realizou na última terça-feira, 13 de abril de 2021, mais uma entrega dos kits apicultura para as famílias rurais do município. A informação é do extensionista, José Clóvis Moreira. De acordo com ele, além dos beneficiários, participaram do ato autoridades municipais (prefeito e secretário de agricultura), o gerente regional da Epagri e os extensionistas locais José Clóvis Moreira e Francisca Freiberger.

Os kits entregues fazem parte das políticas públicas do governo estadual de incentivo e melhorias para as famílias do interior de Santa Catarina. São vários programas existentes nesse sentido, entre eles, ele o kit forrageira, informática, troca-troca de sementes e de calcário, além do kit apicultura, entre outros.

Os kits apicultura têm a finalidade de proporcionar uma melhora na produção de mel em todo o estado catarinense. Em Bandeirante a atividade ainda é de certa forma tímida no município, porém, vem crescendo aos poucos.

Os kits são compostos por diversos equipamentos, entre eles, caixa e sobre caixas ou melgueiras, macacão, fumegador, cera alveolada, centrífuga, decantador, peneira, entre outros itens. A entrega foi feita para 10 apicultores que realizaram o cadastro no ano de 2020.

Conforme o extensionista da Epagri de Bandeirante, em breve vai abrir uma nova cota para que novos apicultores possam se inscrever e participar do programa. Ele pontuou que os interessados devem procurar a Epagri do município para obter mais informações. Ele revelou que são necessários dois avalistas, documentos pessoais e lista de materiais que precisa.

José Clóvis Moreira explicou que nesta edição, cada família recebeu um recurso de R$ 2.400,00 e terão dois anos para efetuar esse pagamento, sendo uma parcela por ano. Quem antecipar o pagamento terá desconto no valor final.

O profissional lembrou que o município de Bandeirante recebe kits apicultura do governo estadual desde 2016 e desde então, 20 famílias já foram beneficiadas. Ele comentou que nos últimos quatro anos o governo estadual já disponibilizou quase R$ 47.000,00 para esse setor no município.

O município de Bandeirante conta em torno de 25 apicultores e a produção de mel estimada anualmente no município é de cinco mil quilos, sendo uma média de 200 quilos de mel por família todos os anos, ou seja, em torno de 5.000 kg de mel. O extensionista reforçou a importância da parceria da Epagri com a Prefeitura nestas ações para fortalecer o setor em Bandeirante.

Maiores informações no E.M. da Epagri de Bandeirante

José Clóvis Moreira – Extensionista Rural – 49-991765353 ou 49-36260012 R-229