BANDEIRANTE RECEBE APOIO DE DEFESA CIVIL DE SANTA CATARINA

A Defesa Civil de Bandeirante juntamente com a Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico recebeu diversos materiais para ações de enfrentamento a estiagem. Estas ações estão voltadas para o meio rural, considerando a Situação Crítica de escassez de água vivenciada desde 2019 até os dias atuais.

Estes materiais recebidos correspondem ao montante de R$ 97.099,14 distribuídos entre 28 tanques de polietileno, com capacidade entre 5000 a 20000 litros e 02 kits moto bomba para instalação de carro-pipa.

Considerando o volume de água distribuída no meio rural, nesta última decretação, ultrapassou 3.375.500litros de água destinadas ao consumo humano, animal e agroindustrial, tais materiais vieram para tornar as propriedades rurais mais resilientes diante deste desastre de ocorrência cíclica na região.

Não menos importante, novamente neste ano, soma-se as estas ações a parceria do Estado através do FDR/Epagri no valor R$ 265.399,00 correspondendo a 116 tanques. E a iniciativa de alguns agricultores familiares, que investiram o valor de R$ 83.812,00 correspondendo a 39 tanques.

Consecutivamente estas ações estão sendo desenvolvidas a pelo menos 3 anos, objetivando a ampliação de reservação de água nas propriedades, desafogando o poder público quando da ocorrência deste desastre. Efetivamente a capacidade de reservação foi ampliada, ao longo deste período, para 2.438.000 litros, abrangendo mais de 188 famílias rurais, totalizando investimentos públicos e privados na ordem de R$ 656.891.50.

OBS: As imagens referem-se ao Programa de 2018 a 2021.