Campanha de informação e conscientização para a Pessoa Idosa

No dia 16/11/2020 iniciou-se em Bandeirante a entrega de um kit de atividades para os idosos do município. Este Kit foi pensado e desenvolvido pela equipe técnica do CRAS e contou com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Secretaria de Cultura do município de Bandeirante, tendo como questão principal a Pandemia COVID 19, que inesperadamente obrigou a todos a se distanciarem socialmente, interrompendo todas as atividades de grupo e de lazer, impedindo que por vezes, nem membros da própria família pudessem se encontrar.

Para tentar amenizar os impactos desta brusca mudança de rotina gerada pela pandemia, é que desenvolvemos este material. As atividades do livro e o jogo da memória foram criados especificamente para a pessoa idosa, pois, estimulam a concentração, memória, coordenação motora, criatividade, abordando de forma lúdica e divertida temas como: Direitos e Deveres, Cuidados com a Saúde, Prevenção à doença COVID 19 e Prevenção às Violências.

A coordenadora do CRAS, Carla, explica ainda:

“O CRAS desenvolve um trabalho social com famílias, este trabalho visa, a convivência familiar, o fortalecimento de vínculos sociais e familiares, a proteção social para prevenção às violências e neste momento também com ênfase à prevenção ao COVID 19. O Art. 2º do Estatuto do idoso, diz que o idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Desta forma, o kit de atividades trabalha exatamente o que é de direito da pessoa idosa. Vale ressaltar que, este trabalho demorou cerca de 04 meses para ser elaborado, revisado e disponibilizado para a entrega, e que, diferente das atividades realizadas nos grupos de idosos no município de Bandeirante, este kit foi entregue para TODOS os idosos que residem no município, igualmente e sem distinção entre participantes que estão vinculados a grupos ou não. A realização deste trabalho gerou imensa satisfação aos profissionais do CRAS, estamos felizes com o apoio que recebemos dos colegas servidores públicos para a entrega do material, e com o retorno que estamos recebendo de alguns idosos. Agradecemos a todos os envolvidos e especialmente aos idosos que aceitaram o desafio de aprender brincando!”