V SEMINÁRIO: Solo e Água: Patrimônio da Vida realizado no dia 30/04/2019

V SEMINÁRIO: Solo e Água: Patrimônio da Vida.

O V Seminário de Solo e Água – Patrimônio da Vida realizado no dia 30/04/2019, no extremo oeste catarinense no município de Bandeirante contou com a presença de agricultores familiares com o propósito de resgatar a reflexão sobre a necessidade de se utilizar adequadamente estes que são patrimônio natural e a importância de mantê-los saudáveis, viabilizando a manutenção e a melhoria da capacidade produtiva, sem causar forte impacto no equilíbrio ambiental.

O solo é um recurso natural limitado e é fonte de nutrientes para diversas plantas e cultivos, armazena água e equilibra o ecossistema.  Ainda é morada para todos. Não o preservar pode decorrer em aumento de fome, pobreza e conflitos.

A água também é um recurso natural essencial à vida. Compõe o organismo de todos os seres vivos, bem como tem influência direta na produção dos alimentos e sua escassez e qualidade, além de reduzir a renda pode vir a ser motivo de conflitos de interesses: energia elétrica, agricultura, lazer, etc.

Com o objetivo de sensibilizar os agricultores sobre a importância do solo e água para a vida, o V Seminário de Solo e Água, fez referência a dois temas importantes e que estão presentes no cotidiano do meio rural.

•  “Adubos milagrosos, será que existem? Dicas para escolha e uso eficiente de fertilizantes e calcários”, com o doutor em solos, Douglas Antônio Rogeri / IFSC SMO-SC
  • “Desafios da gestão da água para o extremo oeste catarinense” com Gilberto Luiz Mileski – Vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio das Antas, do extremo oeste catarinense.

Ações voltadas ao cuidado quanto ao manejo e a preservação do solo e água faz parte das prioridades da Secretaria de Agricultura e Epagri de Bandeirante através de eventos práticos e teóricos como aconteceu com a realização do V Seminário de Solo e Água – Patrimônio da Vida.

“Diante do relevante tema algumas medidas precisamos tomar em relação ao solo e água. Precisamos garantir que as futuras gerações tenham condições adequadas para viver. Tanto o solo quanto a água são a base para a nossa sobrevivência. Garantir momentos de reflexão aos agricultores deve nortear nosso trabalho enquanto ATER” comenta o Prefeito  Celso Biegelmeier.

Vendo a satisfação dos agricultores com a expressão de “ ganhei o dia” demonstra o quanto as informações agregam nas decisões práticas do agricultor, como por exemplo a escolha de um fertilizante eficiente e, sensibiliza a equipe técnica na promoção de momentos de aprendizagem.