EPAGRI DE BANDEIRANTE PRESTA CONTA PARA A COMUNIDADE

Aconteceu dia 13/12/18 na Câmara Municipal de Vereadores de Bandeirante – SC no Extremoeste catarinense  a Reunião de Sede da Epagri, evento tradicional que acontece todos os anos para apresentar as atividades desenvolvidas pelos escritórios municipais da epagri no ano de 2018 e apresentar o plano anual de trabalho de 2019. Este ano também foi apresentado o relatório das ações desenvolvidas neste do Projeto Anater junto às famílias.

A reunião que iniciou as 14:00 horas contou com a presença de mais de pessoas entre o prefeito de Bandeirante, gerente regional da Epagri, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades parceiras e as lideranças das comunidades.

O escritório municipal da Epagri de Bandeirante conta com o extensionista rural José Clóvis Moreira e a extensionista social Francisca Freiberger. No ano de 2018 foram desenvolvidas inúmeras atividade pautadas por diversos projetos da Epagri e das entidades parceiras, bem como os programas de governo federal e estadual e alguns programas municipais. Todas as ações tem o viés da sustentabilidade, permeando o a missão da Epagri que é Conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade.

O foco da atuação da epagri passa pelas demandas das famílias rurais e a realidade local com destaque para a bovinocultura de leite a base de pasto perene, conservação de solo e água; sucessão familiar, mulheres e jovens rurais, produção de frutas e hortaliças com foco no SPDH (produtos limpos), silo secador e energia solar e Projeto ANATER.

No ano de 2018 foram atendidas 531 famílias com público assistido de 1.117 pessoas totalizando 3.751 assistências. Sendo realizadas 868 de atendimento no escritório, 940 visitas, 31 reuniões com DM (demonstração de método), 14 reuniões, 7 encontros, 3 dia de campo, 3 palestras, 2 excursões e 1 curso.

Foram realizados 20 eventos grupais de maior alcance com a participação de 519 pessoas com apoio do Projeto Anater, sendo que destas o projeto atende com ATER específica 14 famílias. Além disso, a Epagri trabalha com 42 famílias do crédito fundiário em diferentes ações, ações fortes com os jovens e as mulheres, ações ambientais, campanhas diversas com destaque para a campanha use chapéu e tenha mais saúde contra o câncer de pele e outras ações em parceira com a prefeitura e demais entidades afins como sindicatos, cooperativas, agências bancárias, IFSC, entre outras.

Na questão econômica este ano destacamos o grande número de projetos técnicos elaborados e liberados, chegando a 30 projetos e liberados R$ 1.086.608,02 com destaque para construção de silos secador, melhoramento de pastagens, construção de estábulos, aquisição de equipamentos, aquisição de trator, melhorias de reservatório de água, aquisição de vacas de leite, poço artesiano, aquisição de botijão de sêmen (coletivo), aquisição de caixas de água (coletivo). O município recebeu de subvenções através dos programas e projetos do governo R$ 265.177,50, distribuídos as famílias conforme a sua participação nestes projetos.

Todos foram unanimes em afirmar que a Epagri tem um papel fundamental no desenvolvimento do município e com as parcerias estabelecidas todos ganham e possibilita a melhoria da qualidade de vida das pessoas do meio rural. Para 2019 a projeção é muita boa com a execução de novos projetos, mas com foco na produção de leite e carne a base de pasto perene, construção de silo secador e energia solar, produção de hortaliças e frutas de plantio direto, ações sociais e ambientais e dar andamento aos programas de governo.

No final da reunião foi entregue um relatório ao prefeito Celso Biegelmeier e dado sequencia na divulgação da campanha use chapéu e tenha mais saúde. A equipe municipal agradece a todos as famílias que atenderam o chamado da Epagri nas ações diárias, bem como na proposta de trabalho e agradece também todos os parceiros na execução das atividades. Desejamos feliz natal e próspero ano de 2019.

Mais informações: (49) 36260012 ou 49-991252689

José Clóvis Moreira – Extensionista Rural da Epagri de Bandeirante