AQUISIÇÃO COLETIVA DE TANQUES PARA RESERVA DE ÁGUA EM BANDEIRANTE

No dia 11 de dezembro de 2018 Bandeirante oficializou a entrega da compra coletiva de tanques de polietileno para reserva de água. A Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Defesa Civil e Epagri, organizou um grupo de agricultores interessados em minimizar os problemas causados pela escassez de água, que deixava muitas famílias dependendo da entrega de água realizada pela municipalidade para garantir as atividades principais da propriedade e, algumas, para próprio uso doméstico.

 

Foram 36 famílias que foram beneficiadas com o projeto coletivo para a compra de tanques de polietileno com capacidades de 5.000 litros, 10.000 litros, 16.000 litros e 20.000 litros, financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Rural – FDR, totalizando a compra de 53 tanques e  um investimento de  R$ 142.000,00. Os agricultores terão o prazo de 5 anos para efetuar o pagamento dos tanques.

 

Além de reuniões de planejamento, organização e elaboração do projeto, informações e orientações foram repassadas aos agricultores. Destacou-se que que o armazenamento de água em tanques/reservatórios não representa problemas, porém requerem cuidados especiais: instalar em local adequado e de preferência com uma base de concreto, limpeza periódica do reservatório (a cada seis meses) evitando contaminação e mantê-la sempre fechada para evitar a entrada de animais. Também quanto a coleta da água da chuva alguns procedimentos devem ser adotados, bem como se for água de fonte ou nascente.

 

O Secretário Fabio Pilatti considera “que ações como esta deve ser repetida em 2019, oportunizando outras famílias também afetadas pela falta de armazenamento de água. O diferencial deste projeto foi o engajamento de todos os envolvidos unidos pelo mesmo objetivo e dispostos a investir na melhoria da qualidade de vida na sua propriedade, pois não houve doações apenas uma facilitação de formas de pagamento.