BANDEIRANTE LANÇOU A 13º CAMPANHA USE CHAPÉU E TENHA MAIS SAÚDE

BANDEIRANTE LANÇOU A 13º CAMPANHA USE CHAPÉU E TENHA MAIS SAÚDE

O município de Bandeirante mais uma vez deu um exemplo de cidadania e interesse na prevenção de doenças que afetam tanto o homem como a mulher como câncer de próstata (homem), câncer de mama (mulher) e o câncer de pele em ambos os sexos.

Centenas de pessoas compareceram no último sábado dia 27/10/18 para participar das atividades em forma de mutirão das campanhas do Outubro Rosa e o Novembro Azul. O evento aconteceu junto a Secretaria Municipal de Saúde de Bandeirante.

Um grande número de profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas e voluntários atenderam mais de 100 pessoas com exames, consultas, informações e dicas de saúde e distribuição de material informativo sobre a saúde.

Paralelo ao evento a Epagri local e Prefeitura de Bandeirante com apoio da Anater, Sicoob, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Escolas, Farmácias São Miguel e Rede Peperi de comunicação
fizeram o lançamento da 13º Campanha Use Chapéu e Tenha Mais Saúde.

O objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas para se prevenir contra o câncer de pele, usando diversas formas de se proteger como o chapéu, protetor solar, camisas de manga longa e outros.

 

POPULAÇÃO APROVA A CAMPANHA E PARTICIPA ATIVAMENTE

A população de modo geral no município de Bandeirante tem entendido a mensagem da campanha “Use chapéu e tenha mais saúde” desenvolvida a 13 anos no município.

Uma campanha que busca sensibilizar as pessoas, principalmente aquelas que trabalham com exposição excessiva ao sol e nestes incluem-se os trabalhadores rurais, das construções e aqueles frequentam praias, camping e lugares de exposição aos raios solares.

Através destas campanhas ao qual faço parte como mentor e coordenador e que temos apoio imenso de diversas entidades locai e regionais conseguimos melhorar a mensagem e as pessoas estão mais preocupadas em se proteger contra o câncer de pele. E neste sentido estão usando mais o chapéu ao invés do boné, usar protetor solar, camisa de manga longa e  fazer consultas mais frequentes com especialistas da área de saúde.

No lançamento da campanha no último sábado pude perceber o interesse das pessoas em buscar informações e orientações sobre o câncer de pele a forma de se proteger, bem como o entusiasmo das lideranças e representantes das entidades envolvidas na campanha em divulgara a campanha e ajudar na conscientização das pessoas do campo e da cidade.

 

FORMAS DE DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA CONTRA O CÂNCER DE PELE

O primeiro ato de divulgação da campanha foi o lançamento da13º Campanha Use Chapéu e Tenha Mais Saúde no último sábado dia 27 de outubro de 2018 em Bandeirante no Extremooeste catarinense, onde foram distribuídos materiais informativos sobre o câncer de pele, exposição de banners, cartazes e faixas da campanha.

A próxima fase da campanha é colocar faixas e cartazes  na cidade e meio rural do município, bem como divulgar a campanha nas escolas, comércio e aproveitar os eventos para informar a população sobre o tema.

Além disso, estão circulando nos meios de comunicação notícias, entrevistas e uma mensagem falada como s seguintes dizeres: “O sol é muito importante para a saúde, mas é preciso ter cuidado com os excessos. Para uma vida longa e saudável, o melhor remédio é a prevenção. Procure o médico assim que perceber: lesões, pintas ou manchas na pele. “Campanha Use chapéu e tenha mais saúde”. Eu uso, eu me cuido”.

Ajude a divulgar a campanha nas redes sociais ou conversando com os amigos e colegas de trabalho sobre a importância de se proteger contra o câncer de pele. Lembrando que o estado catarinense tem um grande índice de pessoa com esse problema devido a origem das pessoas que tem a pele clara.

Lembre-se que estamos entrando num período de altas temperaturas, mais horas de sol e a tendência de as pessoas se exporem ainda mais no sol. Portanto prevenir é o melhor remédio usando chapéu de aba larga, protetor solar duas vezes ao dia, camisa de manga longa e evitar as horas mais quentes em exposição excessiva.

 

Mais informações: (49) 36260012 ou 49-991252689

José Clóvis Moreira – Extensionista Rural da Epagri de Bandeirante

Francisca Freiberger – Extensionista Social da Epagri de Bandeirante