BANDEIRANTE COMEMORA O ANO INTERNACIONAL DO SOLO

SEMINÁRIO DE SOLOS, Continuidade da vida!

No dia 11 de novembro de 2015 em Bandeirante aconteceu o Seminário de Solo, Continuidade da vida!

A ONU declarou o ano de 2015 como o Ano Internacional dos Solos e o dia 5 de dezembro é considerado como o Dia Mundial dos Solos e, há 26 anos, o dia 15 de abril foi dedicado como o dia Nacional da Conservação dos Solos. Esta data foi instituída por meio da Lei nº 7.876, de 1989, por iniciativa do Mapa, para conscientizar o produtor rural e a população em geral, de que o uso e manejo do solo devem ser feitos de forma sustentável.

Aliados a este pensamento um grupo de técnicos que atuam no município decidiram promover esta reflexão, com o objetivo de mobilizar a sociedade, sobre a importância e a fragilidade deste precioso substrato, essencial para a sustentação e continuidade da humanidade e organizaram um seminário: Solo, Continuidade da vida!

O evento aconteceu dia 11 de novembro na Câmara de Vereadores de Bandeirante e reuniu agricultores, técnicos, autoridades, secretários da agricultura e também estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Hélio Wassum que serão sucessores nas propriedades. Participaram do seminário vários municípios: São Miguel do Oeste, Paraiso, Belmonte, Barra Bonita, Iporã do Oeste, Descanso, Guaraciaba, São José do cedro, Dionísio Cerqueira, Romelândia, Iraceminha, Maravilha, Cunha Porã, Abelardo Luz, Coronel Freitas.

O Seminário de Solos foi conduzido pelo professor Dr Milton da Veiga,professor e coordenador do curso de Agronomia da UNOESC de Campos Novos.

Os temas abordados pelo palestrante foram: Compactação do solo, Disponibilidade de água no solo, Integração lavoura-pecuária e Manejo conservacionista de solo. Temas esses distribuídas em 4 momentos: sendo dois temas na parte da manhã e dois na parte da tarde.

O solo é a base para a manutenção dos recursos naturais: água, ar e organismos e seu uso adequado é exigência para a sobrevivência de todos os seres vivos no planeta. Portanto, o desequilíbrio do sistema solo-planta-água-atmosfera tem sido acelerado e desastroso nas últimas décadas, à medida que se intensifica seu uso.

O desmatamento das florestas, destruição de ambientes naturais, a poluição de nascentes e cursos d’água, a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global são ações predatórias que estão interligadas a todos os processos que acontecem no solo. Muitas reações químicas e transferências de matéria e energia ocorrem no solo, sendo ele o responsável pela retenção de nutrientes para as plantas e organismos nele presentes, além da retenção de substâncias químicas e metais pesados, que poderiam ser danosas caso atingissem o lençol freático afetando os alimentos consumidos pelo homem e por animais.

Com o Seminário Solo, Continuidade da vida os idealizadores do mesmo acreditam terem plantado uma sementinha em cada participante, seja gestor, agricultor, técnico da iniciativa privada ou pública e estudante para refletir junto ao seu público sobre a urgência em melhorar nosso solo, além de preservar e conservar.

Este evento foi realizado pelas entidades: Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Epagri, Souza Cruz, e UNITAGRI.