BANDEIRANTE COMEMORA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Em 22 de março comemora-se o Dia Mundial da água. É um dia destinado a reflexão sobre a relação do homem X água. É um momento de abordar temas relacionados a água: proteção, conservação, escassez, qualidade, quantidade, entre outros.

A água é elemento primordial para todos os seres vivos e, ainda cobre 70% da superfície do nosso planeta. Também nosso corpo é constituído de cerca de 70% de água. Diante dessas afirmações não podemos deixar este tema passar em branco semreflexão e discussão sobre medidas para resolver  esse problema de tamanha importância.

É dever de cada um preservar a água que é um patrimônio mundial e também responsável pelo equilíbrio do planeta Terra.

Contribuindo nessa reflexão, a Epagri de Bandeirante realizou três palestras nas escolas: Escola Municipal Bandeirante, escola Municipal Anita Garibaldi e na escola estadual HélioWassun.Com o objetivo de levar à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional, as palestras foram conduzidas em parceria com professores e o projeto Amigos do Arroio Bandeirante.

Na oportunidade, o Projeto Amigos do Arroio Bandeirante foi apresentado desde o seu início em 2006 e suas ações até os dias de hoje. O projeto visa a conservação e proteção do arroio que abastece o município com água, através da Casan. Ações desde de 2006 oportunizam uma água com mais qualidade para os cidadãos bandeirantenses.

A reflexão se estendeu para mais além, a água por ser um bem mundial e finito precisa de pequenas ações diárias nas propriedades e residências de cadaser que habita o planeta. Se cada um fizer a sua parte, com certeza juntos teremos grandes resultados.Cada ação incorreta de um ser humano afeta diretamente toda a humanidade, pois além de nosso corpo ser constituído em grande parte por água, precisamos de água no preparo da alimentação, na produção de alimentos, na sobrevivência de animais e plantas…

“O futuro do nosso planeta depende da forma como usamos a água hoje. Todos nós somos responsáveis na preservação e proteção da água, comenta Moreira extensionista da Epagri de Bandeirante.

“O Dia Mundial da Água é um momento de intensificar nossas ações com sabedoria, preservando este recurso natural para que ele nunca acabe” destaca a Extensionistada Epagri Francisca Freiberger.

Maiores informações: franciscafreiberger@epagri.sc.gov.br 49 3626-0012