PROJETO: AMIGOS DO ARROIO BANDEIRANTE

O projeto: “Amigos do Arroio Bandeirante” se reuniram nesta terça-feira, dia 03/03/2015, na Câmara de Vereadores de Bandeirante, com um grupo de pessoas simpatizantes, apoiadores e parceiros na realização de trabalhos que tratam do Meio Ambiente com o propósito de discutir e replanejar ações para 2015.

Esse projeto iniciou em 2006 tendo como objetivo “desenvolver ações para recuperaramata ciliar e a qualidade e quantidade de água do Arroio Bandeirante e seus afluentes, tornando o rio sustentável e oferecendo qualidade de vida para as pessoas”. Afinal, este é o rio responsável pelo abastecimento público.

O grupo que deu origem a este trabalho iniciou um trabalho pioneiro na região de proteção e isolamento de mata ciliar. Esse maravilhoso trabalho envolveu entidades, lideranças e comunidade e serviu de inspiração para outros municípios da região.

A pauta da reunião foi dividida em momentos bem distinto:

– No primeiro momento o presidente – Walney Biasi e coordenador – José Clovis Moreira (Extensionista da Epagri) apresentaram uma retrospectiva do projeto de 2006 até hoje.

– No segundo momento foi trabalhado a revitalização do grupo, já que, alguns integrantes não participam mais, outros se integraram ao grupo.  E também foi composta a nova equipe da comissão organizadora. Este ano permanece a frente dos trabalhos como presidente Walney Biasi, Francisca Freiberger/Epagriassume a coordenação e para secretária Paula A Stringhini, e representantes de entidades.

– Num terceiro momento, aconteceu uma tempestade de sugestões de ações a serem realizados. Segundo a coordenadora os primeiros trabalhos previstos são:  realizar um levantamento das propriedades ribeirinhas do Arroio Bandeirante e sua situação quanto a saneamento e isolamento de mata ciliar, para a partir desse diagnóstico dar retomada às atividades 2015,e, espera continuar o bom trabalho desenvolvido pelo seu colega e, já está se articulando com parcerias para a realização dos eventos que incluem participação do projeto Amigos do Arroio Bandeirante.

Maiores informações: Epagri de Bandeirante 3626-0012