Agricultura

O grupo de agricultores de Bandeirante que produzem leite a base de pasto perene realizou uma excursão no dia 09 para conhecer experiências sobre produção de leite com sustentabilidade e cooperativismo. Participaram do evento 30 agricultores que fazem parte dos diversos projetos de produção de leite desenvolvido pelas entidades: Secretaria de Agricultura, UNITAGRI, SOS Sustentar e Epagri local.

O grupo foi acompanhado pelo engºagrº/EpagriGuarujá do Sul, Jonas Ramon em 2 propriedades rurais, pela manhã. Uma com enfoque na produção de leite a base de pasto perene, envolvendo aspectos de manejo de pastagem perene, criação de bezerras ao ar livre e administração rural. Na segunda propriedade, os visitantes puderam conhecer o sistema agrosilvipastoril de produção de leite. Esta técnica prevê a produção de leite com florestamento. Durante a tarde, o grupo visitou a sede da Cooperflor, foram recebidos pelo secretario Sr. Claudio Weschenfeld, que explanou aos visitantes sobre a construção da sede,recém inaugurada, onde abriga a agropecuária e futuramente funcionará uma feira de produtos do campo. Após, o secretario abordou a história da cooperativa, desde a formação, as dificuldades, as conquista, o avanço do quadro social e os benefícios que uma pequena cooperativa oferece aos cooperados.

Este evento fazia parte do planejamento municipal de Produção de Leite Sustentável e Organização da Cadeia Produtiva.

O evento cumpriu com o objetivo proposto, disse CaudemirBarp “através deste sistema de produção de leite a base de pasto perene nós teremos mais segurança na atividade, principalmente neste momento de crise que vivemos, reduz custo de produção e  a mão-de-obra, que é escassa na maioria da famílias,  e garante uma renda estável.  Para Jorge Zarpelon a “excursão foi importante porque além de conhecer como produzir leite de forma mais sustentável podemos verificar na prática o sucesso da organização de agricultores através da constituição de pequenas cooperativas, respeitando outros princípios e valores cooperativistas que promovam o bem estar dos cooperados.

A administração municipal apoia e promove eventos e atividades que visem a melhoria da qualidade de vida no meio rural. Repensar a atividade leiteira de forma que facilite o trabalho das famílias, diminua o custo e melhore a renda é o objetivo dos projetos que vem sendo desenvolvidos no município pela administração em parceria com diversas entidades.