Escolas Promovem o III Café Literário
“Ler é criar, imaginar e projetar um mundo melhor.”
Com o objetivo de incentivar a leitura, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo em parceria com a Escola Municipal Anita Garibaldi e Escola Municipal Bandeirante, realizou no último dia 30 de novembro o III Café Literário.
Este é um momento para compartilhar experiências, conhecer outras formas de se fazer leitura e entender que a paixão pelos livros é algo que se constrói aos poucos e que se solidifica no dia a dia, na persistência, no amor, e no trabalho contínuo das ações pedagógicas. Isso tudo traz resultados significativos para a aprendizagem e para a vida.
As primeiras edições do Café Literário foram realizadas na escola, sendo este ano estendida a todos os estudantes da rede municipal e estadual de ensino. Os estudantes foram recepcionados com café da manhã e em seguida tiveram algumas apresentações. Para esta edição lançou-se edital para a produção de marcador de página representando o Café Literário. Seus vencedores foram: a aluna da EM Anita Garibaldi GiseliMartinelli e a aluna da EM Bandeirante Solange Datzuk.
Buscando trabalhar as várias linguagens, organizou-se atividades diferenciadas como apresentação de músicas acompanhadas de violão, flauta e canto. Estas apresentadas pelo grupo do município do Paraíso. Também tivemos apresentação de teatro pelo grupo Arte Peperi do Colégio La Salle Peperi e para finalizar a manhã, a apresentação do show de patinação com o grupo Rosas do Sul do município de São João do Oeste.
Momentos como esses faz-se necessários para avaliarmos o trabalho que é desenvolvido com a leitura dentro da escola e aponta novos caminhos também, percebe-se diante de outras realidades até que ponto estamos no caminho certo e onde é preciso retomar ou reorganizar. Nosso trabalho é de semeador mesmo, aquele que coloca a sementinha em solo fértil e com todo o cuidado, paciência e sabedoria espera a colheita.
Para que nossos objetivos diante desse trabalho sejam atingidos temos que ter bem claro que a leitura é extremamente relevante para a aprendizagem, visto que é por meio dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.